Eletrocardiograma, de esforço

INSTRUÇÕES

Orientações necessárias

I – Critérios de realização

ATENÇÃO: Este exame é feito somente com pedido médico.
– Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável no dia da avaliação.
– O cliente tem de apresentar os exames cardiológicos realizados nos últimos dois anos, além de informar os medicamentos tomados nos últimos cinco dias.
– O limite de peso para a execução do teste ergométrico é de 140 kg.
– Clientes com peso acima de 140 kg informar no momento do agendamento, para direcionar a Unidade de realização do exame.
– Portadores de Marcapasso: Trazer cópia da carteirinha do marcapasso contendo as informações do equipamento.

II – Contraindicações

– O exame não deve ser feito na vigência de estado febril, gripe, infecções agudas, enxaqueca, diarreia, gestação ou problemas ortopédicos que impeçam a caminhada rápida.
– Este exame deve ser realizado preferencialmente fora do período menstrual.

III – Preparo

– Nas 24 horas anteriores ao exame, a pele do tórax não deve receber cremes, pomadas, bronzeadores ou qualquer substância oleosa.
– No dia do exame, o cliente não deve fazer exercícios físicos, ingerir bebidas alcoólicas nem bebidas que contenham cafeína.
– Tabagistas não devem fumar no dia do teste. Se isso não for possível, é necessário evitar o cigarro pelo menos nas três horas que antecedem a avaliação.
– O cliente precisa levar consigo roupas adequados para o exercício físico (agasalho, shorts ou bermuda). O calçado deve ser preferencialmente TENIS. Caso não tenha tênis pode ser calçado com sola de borracha, fechado e sem salto (adequado para exercício). O exame NÃO poderá ser realizado descalço, com chinelos, croc.
– Trazer toalha de banho e produtos de higiene pessoal.
– Clientes do sexo feminino devem levar à unidade top de ginástica ou sutiã adequado para a realização do exercício.
– Para homens, pode haver necessidade de uma raspagem de pelos em alguns pontos do tórax para permitir a fixação dos eletrodos.
– É possível fazer uma refeição leve até 30 minutos antes do exame. Se o teste ergométrico for de manhã, deve-se manter o desjejum habitual. Se for à tarde, convém ingerir um almoço leve ou um sanduíche com suco natural. O teste não deve ser realizado em jejum.
– Após o exame, recomenda-se evitar a luz do sol na pele do tórax por uma semana. Em caso de necessidade de exposição solar antes desse período, o cliente precisa usar protetor com FPS maior que 30.

IV – Suspensão de medicamentos

– Todos os medicamentos em uso devem ser mantidos, a não ser que o médico solicitante tenha orientado a suspensão. Nesse caso, informar no momento do agendamento o nome dos medicamentos utilizados nos últimos cinco dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão.

– IMPORTANTE:

– É fundamental seguir rigorosamente as instruções acima, uma vez que qualquer detalhe não observado pode acarretar o adiamento do exame.
– Chegar à unidade com, pelo menos, uma hora de antecedência sempre que precisar coletar qualquer tipo de exame antes da realização do teste ergométrico.

Agendamento

Este exame deve ser agendado com antecedência.
Verifique abaixo as unidades de atendimento onde você pode realizá-lo.
Você pode realizar o agendamento de seus exames ligando para:

TELEFONE:

(65) 2121-6363
Via Whatsapp
(65) 99806-5650

EMAIL:

comunicacao@cadim.com.br

ENDEREÇO:

UNIDADE 01 – Av. Aclimação, nº 335 – Bairro Bosque da Saúde, CEP: 78050 -040. Cuiabá –MTUNIDADE 02 – Av. Aclimação, nº 265 – Bairro Bosque da Saúde, CEP: 78050 -040. Cuiabá –MT
 
↵ VOLTAR