Quais exames fazer para detectar endometriose?


A partir do momento em que a mulher observa os sintomas relacionados à doença, fica mais fácil detectar a endometriose. Assim, o primeiro passo do ginecologista é analisar o histórico de saúde da paciente.

Por meio da anamnese, o especialista poderá analisar os sintomas que a mulher apresenta ou já apresentou em algum momento de sua vida. Além disso, é essencial que a paciente informe quais remédios e tratamentos foram utilizados se ela já possui o diagnóstico.

Feita a anamnese, o especialista poderá indicar os seguintes exames:

Exame vaginal e retal

Mais conhecido como exame de toque, é por meio dele que se investiga se há sobressalencias ou massas que podem indicar cistos de endometriose.

O exame vaginal e retal costuma ser a primeira avaliação para detectar endometriose e, caso o médico identifique anormalidades, ele encaminhará a paciente para realizar outros exames.

Ultrassom Transvaginal ou Endovaginal

O ultrassom transvaginal e endovaginal são nomes para o mesmo exame. O desse ultrassom é analisar órgãos e estruturas pélvicas, como: trompas uterinas, endométrio, ovários e o próprio útero.

O benefício do exame é que ele garante mais precisão no diagnóstico do que a ultrassonografia abdominal. O resultado do exame é obtido no momento da avaliação pelo especialista, uma vez que ele tem as imagens em tempo real. 

Normalmente o endovaginal é  recomendado para se avaliar alterações no útero e indícios de massa pélvica.

Ressonância Magnética

A ressonância magnética é comumente indicada para casos em que a mulher já tenha um diagnóstico positivo da doença e esteja em fase de tratamento. O procedimento é mais refinado do que as ultrassonografias e tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento da endometriose e possível evolução da doença. Contudo, a ressonância magnética também pode ser feita para diagnóstico inicial da doença.

Videolaparoscopia

A videolaparoscopia é um procedimento para detecção definitiva da endometriose e seu tratamento. São feitos pequenos cortes para que se analise o interior do organismo da mulher com uma pequena câmera de vídeo. O exame nem sempre é necessário, e, para realizá-lo, é preciso indicação específica do especialista responsável.

Exame de sangue

Também é possível identificar e controlar a evolução doença por meio da avaliação do aumento do fator CA125 no sangue. Mas esse exame não é específico apenas para identificar endometriose. Portanto, ele deve ser complementado com outros já citados.


Data: 20/08/2020
Autor: Assessoria
Fonte: Assessoria



Outras Notícias Relacionadas


O Barulho da Ressonância

Porque a Ressonância Magnética faz barulho?

Leia mais


Contraste Hepato-Específico

Qual a utilidade da Ressonância Magnética do Fígado com Contraste Hepato-Específico?

Leia mais


Ressonância Magnética da Mama

Quais as indicações para realizar a Ressonância da Mama?

Leia mais




TELEFONE:
(65) 2121-6363
Via Whatsapp
(65) 99806-5650
EMAIL:
comunicacao@cadim.com.br
ENDEREÇO:
UNIDADE 01
Av. Aclimação, nº 335 – Bairro Bosque da Saúde, CEP: 78050 -040. Cuiabá –MT
UNIDADE 02
Av. Aclimação, nº 265 – Bairro Bosque da Saúde, CEP: 78050 -040. Cuiabá –MT

REDES SOCIAIS: