Ressonância magnética, Tractografia

Orientações necessárias

I – Informações sobre o exame

– Trata-se de exame de ressonância magnética para estudo dos tratos encefálicos.

II – Critérios de realização

– Este exame é realizado somente com solicitação médica.
Atenção: Este exame não é realizado com anestesia.

– Clientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, que precisa permanecer na unidade até o fim do procedimento.
– Mulheres em período de amamentação não recomendamos a interrupção. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Atendimento para maiores informações.
– Para as indicações de uso do contraste, é necessário apresentar o resultado de Creatinina recente (realizado nos últimos 60 dias) em pacientes acima de 70 anos, ou com as seguintes condições clínicas: quadro de doença renal aguda ou crônica, realizado transplante renal ou procedimento cirúrgico de rins e/ou vias urinárias.
– Caso em exames anteriores de ressonância magnética ou tomografia computadorizada o cliente tenha apresentado quadros de alergia após a utilização do contraste, entrar em contato com a central de atendimento. Será necessário um contato com o médico do laboratório, que será realizado em até 36 horas.
– Para a realização do procedimento, é necessário comparecer à unidade com os cabelos secos, sem uso de gel ou creme, sem maquiagem ou qualquer outro cosmético em qualquer parte do corpo, assim como, estar sem joias, brincos ou piercings.
– Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel precisam retirá-lo antes do exame. Os fixos, embora possam prejudicar a qualidade das imagens, não oferecem risco.
– Clientes acamados ou hospitalizados somente poderão ser atendidos nas unidades de atendimento caso estejam acompanhados de ambulância, que deverá permanecer na unidade durante toda a realização do exame e até o término do mesmo.
– A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de ressonância magnética, o que é avaliado no momento do estudo, de acordo com a distribuição da gordura corporal e com a circunferência abdominal de cada pessoa. De qualquer modo, trata-se de um fator importante para os indivíduos com peso superior a 120 kg ou com circunferência abdominal maior que 170 cm.
– O cliente deve apresentar resultados anteriores, se houver.
– Quanto a tatuagens e maquiagem definitiva, não há contraindicações absolutas para a realização do exame.
– Apenas não se recomenda que indivíduos com tatuagens recentes ou maquiagem definitiva, feitas pelo menos um mês antes, sejam submetidos à ressonância magnética. Quando a região da tatuagem e a região do exame coincidem, podem surgir aquecimento e irritação no local em alguns casos.
– Em tatuagens extensas e escuras, existe a possibilidade de os clientes apresentarem sensação de aquecimento na região durante a execução do exame. Em tais casos, o sintoma deve ser informado ao técnico para a suspensão imediata do procedimento.
– Diante de urgência na realização da ressonância nas condições anteriormente mencionadas, esses clientes são cuidadosamente monitorados no decorrer do exame para a garantia de sua segurança.
– Nas demais situações, as pessoas com tatuagens ou maquiagem permanente devem avisar o técnico sobre qualquer sensação incomum notada ao longo do procedimento, a fim de que se possam tomar as precauções adequadas, evitar complicações e assegurar os melhores resultados.

III – Preparo

– Poderá realizar o exame vestindo roupa que não contenha metal (por exemplo, abrigo de moleton, malha ou nylon); caso não possa comparecer com este tipo de roupa, o Fleury fornecerá avental adequado para o exame.
– Caso tenha o hábito de tomar algum tipo de calmante, sedativo ou relaxante, poderá tomá-lo 1 hora antes do exame, na dosagem em que está habituado.

IV – Contraindicações

a) Os seguintes materiais contraindicam a realização do exame:
– Marca-passo cardíaco
– Neuroestimulador
– Clipes de aneurisma
– Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intraoculares para catarata)
– Implantes otológicos cocleares
– Fixadores ortopédicos externos

b) Materiais permitidos para a realização do exame:
– Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar
– Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas)
– Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos)
– Derivação ventriculoperitoneal
– Dispositivo intrauterino (DIU)
– “Stents” intravasculares (como “stent” coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

c) Tatuagens e Maquiagem definitiva: esperar pelo menos 30 dias para realizar a RM.

d) A RM deve ser evitada no primeiro trimestre de gestação (até 12 semanas). Caso haja dúvida em relação a possível gestação inicial, necessário confirmação com exame de beta-HCG sanguíneo.
Para maiores informações entre em contato com o nosso SAC
Agendamento
Este exame deve ser agendado com antecedência.
Verifique abaixo as unidades de atendimento onde você pode realizá-lo.
Você pode realizar o agendamento de seus exames ligando para:

TELEFONE:

(65) 2121-6363
Via Whatsapp
(65) 99806-5650

EMAIL:

comunicacao@cadim.com.br

ENDEREÇO:

UNIDADE 01 – Av. Aclimação, nº 335 – Bairro Bosque da Saúde, CEP: 78050 -040. Cuiabá –MTUNIDADE 02 – Av. Aclimação, nº 265 – Bairro Bosque da Saúde, CEP: 78050 -040. Cuiabá –MT
 
↵ VOLTAR